RESGATE DE ANIMAIS QUE VIVIAM EM SITUAÇÃO DE MAUS TRATOS

 

Em uma operação conjunta do Grupo de Proteção aos Animais do Vale do Ribeira (GPA), da ONG Amicão da Ilha Comprida e a Polícia Ambiental, foram resgatados 54 cães que viviam em situação de extremo sofrimento nas mãos de um colecionador de animais. 

Confinados, muitos deles viviam sem água, comida, em cubículos escuros, cheios de fezes e urina, com pavor de pessoas. Muitos doentes, não tinham sem nenhum tipo de assistência veterinária. A equipe de resgate encontrou filhotes confinados em caixas pisando em urina, sem água e alimento. Com fome, os cães mais fortes matavam os menores para comê-los. De acordo com relatos, o holocausto animal acontece há mais de dez anos em Cananeia.

Segundo o GPA, o acusado tinha o hábito de mentir e, por esse motivo, enganou uma cidade inteira que o tinha como protetor dos animais.  Muitos moradores que queriam se livrar do animal o levavam para ele cuidar e lá os deixavam. Outros moradores o auxiliavam com doação de ração e recursos, mas ninguém havia entrado em sua residência para ver as condições que tratava os animais.

A operação comandada pelo primeiro tenente da Polícia Ambiental, Rogério Pinto Schmidt, contou com a presença dos policiais ambientais Lobo, R. Almeida e Gonçalves, além das presidentes do GPA, Márcia Colla, da Amicão, Cida Alamino , da Amigos em Ação, Ana Paula Takiute e da veterinária Larissa Satto, da Confraria dos Pets.

MISSÃO CUMPRIDA 

Desde o dia 23 de março, nosso coração batia de forma descompassada. Foi quando entramos na casa do colecionador de animais de Cananeia e fotografamos cenas de crueldade que nunca tínhamos presenciado (e que não postamos todas para poupar nossos leitores ). Mesmo sem recursos e espaço suficiente para acomodar os 54 cães que viviam de forma cruel, não podíamos fechar os olhos. E por acreditarmos firmemente no apoio da sociedade, nós do GPA e a corajosa Amicão da Ilha Comprida- retiramos no curto espaço de 18 dias 54 animais que viviam no cativeiro.

Agradecemos a Polícia Ambiental e aos voluntários das duas ongs que deixaram a vida de lado para dar dignidade a esses animais que tanto sofreram. Nossa primeira missão foi cumprida. O desafio agora é conseguir ração, vacinas, medicamentos e lares para todos eles. Já os amamos . Já os conhecemos. Nosso coração voltou a bater de forma mais compassada. Primeira missão foi cumprida. Mas há um mar de novos desafios como impedir o colecionador de voltar a reunir novos animais. Neste momento, precisamos do apoio da sociedade e é imprescindível dizer que - se agimos - foi porque acreditamos em vocês, na força, nas doações, nas orações e na fé de que, juntos, podemos mudar as coisas. Muito obrigada. Temos certeza que nosso sono hoje é muito mais tranquilo. 

ESTAMOS BATALHANDO - Para oferecer tudo de bom para os cãezinhos resgatados. Vinte cães que viviam confinados em dois quartos escuros, sem comida, água, luz do dia, sem carinho e lugar para dormir, num ambiente fétido, sem nenhuma higiene. Constatamos que apenas os gordinhos ficavam no quintal da casa. Os doentes, velhinhos e filhotes eram confinados em quartos e cubículos escuros. No segundo resgate, encontramos dois filhotes escondidos pelo colecionador no guarda-roupa. O GPA e a AMICÃO da Ilha Comprida agradecem a todas as pessoas que tornaram possível dar dignidade, luz do sol e tratamentos veterinários a esses animais que tanto sofreram. A primeira missão está cumprida. Precisamos demais de todos para mantê-los com ração, vermífugos, vacinas e cirurgias. 

ESTAMOS BATALHANDO - Para transformar esses olhos tristes, que nos transmitem dor e sofrimento, em alegria de viver. Oferecer a eles uma vida cheia de respeito, amor e dignidade.

E A TRANSFORMAÇÃO JÁ COMEÇOU - Com poucas semanas seus olhares começaram a mudar. Muitos já perderam o medo das pessoas. Aprenderam a viver, através do amor e carinho recebidos. Aprenderam novamente o que é ser um cão, um ser tão especial que merece todo nosso respeito. E isso é muito gratificante. Essa alegria é contagiante. Nos da força para continuar lutando.

AGRADECIMENTOS - Agradecemos a todas as pessoas que dedicaram um pouco do seu tempo para nos ajudar a cuidar desses animais tão sofridos. Sem a ajuda e o apoio de vocês nada seríamos.

AGRADECIMENTOS - Obrigada Dra Luise Penteado da Clínica Belas Artes pelo carinho, dedicação e apoio no tratamento dos cãezinhos resgatados do cativeiro em Cananeia. Todos fizeram exame de sangue , alguns já passaram por cirurgia de urgência e estão bem e estão todos tomando medicamentos e vitaminas. O GPA precisa do apoio da sociedade para oferecer-lhes o melhor tratamento possível. Muito obrigada, Dra Luise e todos que estão nos auxiliando neste momento delicado, de resgate de animais em sofrimento.

AGRADECIMENTOS - Obrigada, Onézia Perazzo e família, por oferecerem lar temporário a duas cachorrinhas que viviam em cativeiro em Cananeia. Muito obrigada. As duas cachorrinhas passarão por tratamento e serão disponiblizadas para adoção.

AGRADECIMENTOS - Após cuidados veterinários iniciais e coletas de amostras de sangue para realização de exames, nos deparamos com um obstáculo: a falta de dinheiro para realização destes exames. E no mesmo dia recebemos a doação destes exames pelas mãos da Dra Beatriz Streahl Okiyama e Dra Rosa Miyuki Cubo, ambas bioquímicas e proprietárias do Ensaio Laboratório de Análises Clínicas. Foi um dia feliz e que nos encheu de esperança e forças para continuar lutando por esses patudos tão sofridos.  Obrigada Dra Beatriz e Dra Rosa, a iniciativa de vocês nos conforta e nos encoraja a continuar em frente. Muito obrigada!!!

PROVIDÊNCIAS SERÃO TOMADAS 

O GPA entrará em contato com os setores de Vigilância Sanitária ,Assistência Social e Saúde Cananéia para que adotem providências em relação ao sr. Sebastião José Teixeira. Com visíveis problemas mentais e sem recursos, ele precisa de apoio social e psiquiátrico para não voltar a colecionar animais e não transformar sua residência em cativeiro.

Reproduzimos aqui mensagem da nossa fan page do facebook de Sônia Castro: "Lendo todos os comentários aqui, vi uns comentários muito cruéis Eu não poderia de deixar e fazer algumas observações : Esse senhor, era bom , e salvava animais, os recolhia certo? Ninguém deixa de ser bom , não sem motivos. O que me pareceu aqui é que esse senhor foi abandonado muito antes , Os Assistentes Sociais de Cananeia foram negligentes, a Vigilância Sanitária foi negligente, os Agentes de saúde foram negligentes , os vizinhos fecharam portas e janelas, fecharam os olhos. Esse senhor precisa de tratamento e não de cadeia".

COMEÇO DA LUTA - Após coleta das amostras de sangue e a chegada dos resultados, foi identificado infecção em todos os cães e alterações uterinas graves em todas as fêmeas. Todos precisam de intervenção cirúrgica, sendo 9 fêmeas com necessidade cirúrgica urgente. Dois casos graves já foram para a clínica Belas Artes sob os cuidados da Dra Luise para procedimento cirúrgico, dois cães bem idosos (com mais de 14 anos), sendo uma fêmea com infecção uterina e um macho com tumor no testículo. A cirurgia já foi realizada e correu tudo bem. Temos um caso de uma cadela com tumor venéreo que precisa de quimioterapia. Essas cirurgias já realizadas, aconteceram graças a doações de pessoas especiais que tem nos ajudado neste momento tão difícil.

 

PEDIDO DE AJUDA - Por favor, quem puder ajudar, com qualquer quantia, para que possamos salvar essas vidas tão frágeis e que já sofreram tanto. Os recursos podem ser entregues em nossa sede, na loja Fofuxos no centro de Registro ou através de boleto, depósito ou pagseguro aqui em nosso site. Faça sua doação agora clicando 

Como já dissemos anteriormente, neste momento, precisamos do apoio da sociedade e é imprescindível dizer que - se agimos - foi porque acreditamos em vocês, na força, nas doações, nas orações e na fé de que, juntos, podemos mudar as coisas. 

Precisamos também de doaçoes de rações*, medicamentos*, casinhas, toalhas, cobertas, potes de ração e água, latinhas de comida pet (para administrarmos as medicações) etc.

 

*Rações: serão citadas abaixo algumas marcas de rações ideias para nossos cães. Importante explicitar que a qualidade da ração está diretamente relacionada a imunidade do cão. Deste modo, uma ração de boa qualidade vai gerar uma boa nutrição ao animal, diminuindo consideravelmente os riscos de doenças. E isso é muito importante esses cães que já estão tão debilitados e desnutridos.

 

  • Rações para cães: Special Dog, Magnus, Gran Plus, Max, Golden, Dog Chow, Premiere, Royal Canin e outras de qualidade similar

 

*Medicamentos: segue as medicações mais urgentes que precisamos neste momento: cefalexina, amoxicilina, bactrim, decadron, dexium, aminomix, eritrós, hemolitan, condroitina, advocage, vermifugos (drontal, vetmax, endogard, milbemax), mectimax, capstar.

UM POUCO DO RESULTADO DO NOSSO TRABALHO

 

Esse vídeo retrata um pouquinho da nossa vitória. A trasnformação destes cães que viviam em cativeiro, em cubículos escuros e fétidos, sem água e alimento, sem luz dos sol. Chegaram com medo do ser humano. Aos poucos conseguimos conquistá-los com muito amor e carinho e, ai está nossa recompensa. Essa alegria, vontade de viver e o amor que já demonstram ter por seus titios e titias do Gpa.